Comunicação Interna: Entenda sua importância no ambiente organizacional
A comunicação interna é um conceito estratégico de ações que buscam facilitar a comunicação dentro das empresas, ou seja, a transmissão e compartilhamento de informações em um ambiente corporativo. Basicamente, a comunicação interna é um fator fundamental para garantir o alinhamento entre as equipes, seu principal objetivo é manter os colaboradores engajados com as causas e metas da empresa, pois isso não somente facilita o trabalho como também melhora o relacionamento entre os setores.
Por meio da comunicação interna, os colaboradores conseguem interagir mais entre eles, o que contribui para gerar um clima organizacional mais leve e produtivo. Além disso, cada colaborador precisa entender qual o seu papel dentro da empresa, sua importância e impacto na geração de resultados para a organização.
Uma comunicação interna eficiente também evita rumores, informações desconectadas e mensagens mal transmitidas entre líderes e colaboradores, assim como reduz os efeitos de crise, que são gerados quando a empresa está passando por algum problema, mas não “compartilha” com sua equipe, o ideal é sempre buscar reforçar a união entre os colaboradores, tornando-os participativos, para que possam contribuir com sugestões e propostas de melhorias que irão ajudar a solucionar os problemas da empresa.
Para colocar esse conceito em prática existem algumas estratégicas que devem ser seguidas, são elas:
- Conheça seus colaboradores:os colaboradores devem ser compreendidos com base em suas experiências profissionais, valores pessoais, personalidades, níveis de formação e outras características que facilitam definir como deve ser repassada as informações;
- Incentive uma comunicação objetiva: observe cada setor e suas particularidades, evitando o uso de linguagens muito técnicas que podem não ser entendidas, pois a mensagem precisa ser compreendida por todos;
- Ouça os colaboradores: seja receptivo às sugestões dos colaboradores, saiba ouvi-los, isso contribui para que eles também fiquem mais motivados e compromissados com o serviço;
- Utilize diferentes canais de comunicação: é importante variar as formas de comunicação, adaptando o conteúdo das mensagens nos diferentes canais como: e-mail, vídeos, murais, intranets entre outros. Assim é possível garantir que todos compreendam a informação.
- Reconheça seus colaboradores: o reconhecimento é muito importante para que o colaborador se sinta valorizado pela empresa, e consequentemente, isso fará com que ele fique mais empenhado no trabalho.
- Crie eventos de relacionamento: estimule o convívio entre as equipes por meio de eventos internos como: almoços, happy hours, viagens ou comemorações por metas alcançadas. Isso irá ajudar a aproximar as pessoas, melhorando as relações interpessoais.
- Acompanhe os resultados: é fundamental depois de colocar em prática as estratégias de comunicação interna, mensurar os resultados. As análises das informações servirão para avaliar se as ações deram certo ou não, determinando a eficácia das estratégias.
Além de promover o alinhamento estratégico, a comunicação interna ainda traz diversos benefícios para o ambiente de trabalho, como a criação de bons porta-vozes, fortalecimento da cultura organizacional e a disseminação de conteúdos inovadores.
Atualmente existem muitas maneiras de exercer a comunicação nas grandes, médias e pequenas empresas e podemos dividi-las em:
- Comunicação verbal: é uma das comunicações mais utilizadas dentro da empresa, por meio de reuniões, palestras ou confraternizações. Tem como objetivo principal estabelecer estratégias, criar e compartilhar informações e manter as interações interpessoais dentro da empresa.
- Comunicação escrita: As mensagens via Whatsapp, Skipe e e-mail são um exemplo de comunicação escrita, elas podem ser arquivadas e utilizadas como documentação, além de facilitar o compartilhamento com outros membros da equipe, porém é importante ter cuidado para sempre usar uma linguagem profissional, a fim de evitar más interpretações.
- Comunicação vertical: Segue dos níveis hierárquicos da empresa, partindo dos gestores e líderes para os colaboradores. Sua finalidade é estabelecer as metas e objetivos que devem ser repassadas para toda equipe.
- Comunicação horizontal: Inclui todos os setores da empresa e tem como objetivo gerar relações de interações interpessoais e o compartilhamento de dúvidas.
- Comunicação diagonal: é a comunicação realizada entre grupos que irão filtrar as informações antes de passar para outras áreas da empresa.
A comunicação interna quando bem planejada e executada se torna uma das principais áreas estratégias de posicionamento e crescimento da empresa, pois contribui diretamente com a disseminação da informação entre os setores, que são responsáveis por gerar resultados dentro da empresa.
Portanto, investir na comunicação interna é trazer benefícios para a organização, melhorando a comunicação entre gestores e colaboradores, e fortalecendo a credibilidade, confiança e qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Fonte: https://www.bwg.com.br; https://eadbox.com/