Como criar um Planejamento Estratégico Eficaz
Planejamento estratégico trata-se de todo processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar os objetivos, a fim de obter sucesso e destaque no mercado competitivo. O planejamento orienta as empresas na tomada de decisões e na melhor distribuição de seus recursos, além de ajudar a definir quais as ações necessárias para alcançar as metas traçadas.
Uma excelente ferramenta nesta hora é a análise SWOT que ajuda a mapear todas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e fornece uma ótima base para a estruturação do planejamento.
Sem um planejamento a empresa fica perdida, sem foco e sem compreensão sobre como chegar na meta determinada. Por isso, enxergar o potencial do negócio para sair na frente da concorrência exige esforço e um bom planejamento estratégico.
Para obter resultados positivos, é necessário o envolvimento de toda equipe, ou seja, que todos sigam a mesma visão. Mesmo que haja um líder do processo, o alinhamento e engajamento da equipe fará toda a diferença nos resultados finais. Embora as pessoas possuam opiniões diferentes, é preciso criar um ponto em comum para que não ocorram divergências que possam vir à prejudicar todo o negócio.
Para criar um bom planejamento estratégico é preciso definir os propósitos da organização, de maneira simples e clara, pois isso irá facilitar o entendimento da estratégia, nesse caso, deve-se dividir os objetivos e as ações práticas que deverão ser executadas. Além disso, deve-se entender as prioridades atuais e futuras do público-alvo, monitorar o desempenho do processo, treinar os gestores para desenvolver as informações e tomadas de decisões e avaliar estratégias alternativas se adaptando às mudanças do mercado, pois existem situações que não podem ser previstas.
Dessa maneira, pode-se organizar o Plano Estratégico em 5 etapas, sendo elas:
Missão, Visão e Valores: são a base da construção do planejamento, são responsáveis por definir a identidade e posicionamento da empresa diante do mercado.
Análise SWOT: analisar os fatores internos e externos, entendendo qual a influência que exercem nos processos da empresa.
Análise PESTEL: utilizada para identificar as forças externas (macro) que afetam o negócio como fatores políticos, ambientais, sociais, tecnológicos e econômicos.
Definição de metas e objetivos: para definir uma boa meta ou objetivo, deve-se seguir a regra SWART, termo inglês que significa, Especifico, mensurável, alcançável, relevante e baseado no tempo.
Plano de ação: está relacionado à execução das tarefas, e todos os recursos necessários para colocar as metas e objetivos em prática.
Acompanhamento dos resultados: acompanhar os resultados é um dos passos mais importantes na realização de um bom planejamento. Afinal, é preciso monitorar se o planejado está evoluindo como o esperado.
Outra ferramenta importante no planejamento estratégico são as Pesquisas de Mercado, por meio delas é possível obter dados importantes sobre as necessidades do público alvo, contribuindo para tomadas de decisões mais precisas.
Contudo, para que cada etapa do planejamento empresarial tenha sucesso, é preciso estrutura-los em 3 pilares, são eles:
Vale ressaltar que desde o início do planejamento, esses 3 pilares precisam ser analisados em conjunto e sempre atualizados. A ideia é que um pilar ofereça suporte para o outro, pois dessa maneira a empresa tende a crescer de forma sustentável e com bom desempenho.
Seguindo todos os passos corretamente, realizando um planejamento estratégico estruturado e coerente, com certeza sua empresa estará à frente da concorrência, pois conseguirá enxergar as estratégias que irão oferecer vantagens competitivas, transformando-a em referência no mercado profissional como uma empresa de sucesso!
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Data de criação: 29/01/2021