PDCA – Ferramenta de qualidade para aprimorar os negócios
O PDCA é uma metodologia de gestão continua de processos, que tem como objetivo trazer melhorias importantes para as empresas, por meio da utilização de 4 etapas, responsáveis por planejar processos (plan), aplicá-los (do), verificar falhas (check), solucioná-las e conferir resultados (act).
Criado pela Americano Walter Andrew Shewhart e posteriormente por William Eduwards Deming, também conhecido como ciclo de Deming ou Shewhart, esse método de controle de qualidade surgiu no segmento empresarial, mas pode ser usado em qualquer segmento para melhorar a gestão de projetos.
A utilização da ferramenta aumenta a eficiência dos processos além de obter uma maior produtividade da equipe, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional. No que diz respeito à aplicação do ciclo PDCA, as métricas permitem saber quanto do objetivo da empresa foi alcançado. Cada etapa deve ser melhorada de acordo com o que foi aprendido no ciclo anterior, pois a continuidade do método fará toda a diferença no crescimento e sucesso da empresa.
Para compreender mais sobre a aplicação dos processos, é preciso conhecer as fases, começando a identificação do problema e traçando uma meta para a sua resolução, com prazo definido.
Planejar (Plan):O ciclo começa com o planejamento, processo onde é realizado o levantamento e a análise das informações. A elaboração do planejamento deve ser feita com cautela, a fim de evitar falhas e perdas de tempo desnecessárias nas próximas fases do PDCA e traçar metas e objetivos.
Executar (Do): Depois é o momento de executar o que foi planejado. Essa fase é a mais importante do ciclo, pois o plano de ação é colocado em prática segundo o que foi planejado, cuidando para que não haja nenhum tipo de desvio pelo meio do caminho. Se a iniciativa for executada conforme o previsto, deve-se partir para a próxima fase, encarando a análise dos resultados.
Verificação (Check): Na etapa de verificação, deve-se identificar o que deu certo e o que deu errado no processo, os pontos positivos e os pontos que ainda é preciso trabalhar para melhorar.
Agir (Act): A etapa final está relacionada a agir de acordo com o resultado obtido na etapa de verificação. Através de uma análise de dados completa, é necessário fazer alguns ajustes, corrigir falhas e implantar melhorias, visando o aprimoramento do trabalho em equipe.
Caso o resultado não tenha atingido as expectativas desejadas, deve-se reiniciar o ciclo novamente. O PDCA deverá se repetir até que alcance o padrão desejável de qualidade, para entregar um valor superior ao cliente em relação à concorrência. Como as expectativas do mercado e hábitos de consumo estão sempre mudando, é normal que a empresa sempre estará perseguindo esse estado ideal de qualidade.
Diante disso, o PDCA traz diversas vantagens ao ser aplicado nas empresas, como: melhoria de processos, tornando-os mais eficientes, desenvolvimento de novos produtos para atender os padrões de qualidade, uma padronização eficaz, redução de erros e redução de custos. Mas é importante ressaltar que a ferramenta deve ser usada com dedicação, pois uma etapa depende da outra, caso não seja dada a devida atenção, a ferramenta pode não funcionar e com isso não haverá resultados.
Para que as metas sejam alcançadas a empresa precisa treinar seus colaboradores, para que eles entendam como funciona o processo, qual é a importância dele e as vantagens que pode trazer na prática, estimulando uma liderança organizada e direcionada para a realização do PDCA. Algumas pessoas realizam as etapas sem ter conhecimento da ferramenta, porém o conhecimento teórico aprofundado da metodologia, permite que a equipe de trabalho aproveite melhor todos os benefícios.
Como vimos, o PDCA é uma excelente ferramenta de gestão e pode ser aplicado em projetos e ações especificas, como por exemplo em campanhas de marketing digital, auxiliando na tomada de decisões assertivas.
Desse modo, uma empresa que consegue se estruturar dentro das quatro fases do ciclo PDCA tem mais chances de atingir seus objetivos e melhorar seus processos continuamente.
Fonte: https://endeavor.org.br/ ; https://www.projectbuilder.com.br/
Data de criação: 22/01/2021