COMUNICAÇÃO ASSERTIVA – COMO TER UMA COMUNICAÇÃO CLARA E OBJETIVA?
No ambiente empresarial ou fora dele, as falhas na comunicação são comuns e podem ocasionar alguns conflitos. Uma simples mensagem mal interpretada pode interferir no desenvolvimento e trabalho dos colaboradores na empresa.
Para que isso não ocorra, a comunicação deve ser assertiva, ou seja, as ideias e opiniões devem ser expressadas de modo direto, dinâmico e claro, porém é importante ressaltar que essa comunicação precisa ser empática, evitando soar de maneira agressiva ou desrespeitosa. Pode-se dizer que, ter uma comunicação assertiva é agir com segurança, se comportando de maneira decisiva e firme.
A comunicação assertiva é um fator primordial para o sucesso das empresas e contribui diretamente para o aumento da sua produtividade. Um líder, precisa ser um bom comunicador, pois ele é responsável por garantir que toda equipe execute corretamente o serviço, sem que haja dúvidas ou conflitos que comprometam o bom andamento dos processos no dia a dia.
A partir do momento em que as mensagens são transmitidas com objetividade e coerência, aumenta as chances de que a interpretação seja correta e com isso os “ruídos” e falhas se tornam bem menores o que possibilita uma otimização do tempo e do serviço, trazendo mais agilidade e rapidez nos processos, evitando que aconteçam retrabalhos. Logo, saber se comunicar de forma assertiva é uma característica indispensável para quem deseja alcançar o sucesso profissional, independente do cargo em que se ocupa na empresa, aprender a se comunicar assertivamente é uma habilidade positiva e essencial para que as relações interpessoais da empresa evoluam.
Mas como ser assertivo na comunicação? Existem algumas dicas para que o profissional possa aprimorar e desenvolver a comunicação adequada em seu ambiente de trabalho, são elas:
Conheça a sua equipe: Sabemos que cada indivíduo é diferente do outro, logo, a linguagem deve ser adaptada de acordo com as características do grupo. Para isso é preciso conhecer as pessoas e descobrir qual é a melhor maneira de comunicar-se com elas.
Observe sua maneira de comunicar-se: Faça a pergunta para si mesmo (a), minha comunicação é assertiva? Eu consigo me fazer entender? Fazer uma autoanalise do seu comportamento é uma das chaves para entender e descobrir se a sua comunicação está sendo realizada de maneira correta.
Domine o assunto que irá falar: O embasamento sobre o assunto e domínio da língua falada e escrita, permite maior capacidade de argumentação, fortalecendo a comunicação e tornando-a mais assertiva.
Comunique-se no momento certo: Muitas vezes, ao nos comunicarmos não nos atentamos ao momento certo de se expressar, o que pode nos prejudicar ou prejudicar outras pessoas, por isso é sempre bom ter cuidado e observar o momento adequado para se comunicar.
Busque o seu melhor: Investir no aprimoramento da capacidade de comunicar-se, é essencial para obter bons resultados e manter o profissionalismo nas relações interpessoais.
Seja um intermediador: Algumas pessoas possuem dificuldade em expressar opiniões, nesse caso é importante ajudar e incentivar essas pessoas à transmitirem suas mensagens, assim eles podem se inspirar a praticar melhores formas de comunicação.
Tenha uma boa linguagem corporal: Em uma conversa, a comunicação também é formada pelo uso do corpo, através de gestos e sinais, por isso é importante ter uma expressão corporal coerente à fala.
Demonstrar empatia: É muito importante nos colocarmos no lugar do outro e ter respeito ao próximo, pois isso gera uma comunicação mais eficaz e agradável.
A capacidade de comunicar-se corretamente, traz mais autoconfiança e engajamento entre os colaboradores e seus líderes, gerando uma equipe mais alinhada à cultura organizacional da empresa. Além disso, é utilizada como uma ferramenta estratégica para aumentar a performance e resultados da organização.
Uma boa alternativa para melhorar a comunicação dentro da organização é através da realização de treinamentos eficazes, que irão estimular os profissionais a terem uma postura mais madura e honesta diante aos desafios diários da empresa, entre outros benefícios como:
Motivação constante: Quanto mais à vontade o colaborador se sentir no ambiente de trabalho, mais motivado vai executar as tarefas do dia a dia.
Desenvolvimento de novos líderes: Com colaboradores mais motivados e proativos, maiores serão as chances de surgirem novos líderes, pois um colaborador satisfeito tende a impulsionar os outros colegas se tornando um referencia para o grupo.
Melhoria no relacionamento com os clientes: os colaboradores que tiverem um bom treinamento de comunicação assertiva no trabalho, irão entender melhor as demandas e necessidades dos clientes, que por vezes, não conseguem explicar o que desejam.
Agilidade nos processos: quanto mais objetiva e clara a comunicação, mais ágil e eficaz serão executadas as tarefas e processos.
Seguindo esses princípios, o profissional aprenderá a se comunicar de maneira assertiva em qualquer ambiente e com todos os tipos de pessoas, conquistando uma carreira profissional de sucesso!
Fonte: https://www.zendesk.com.br/; https://www.ibccoaching.com.br/; https://aspectum.com.br/
Data de criação: 22/01/2021