É importante entender que existe relacionamento com a marca, e também há um relacionamento entre a empresa e os colaboradores; notando-se, portanto, que o valor da marca não engloba fornecer somente as qualidades funcionais, mas também entregar qualidades emocionais, que ajudam o comprador na decisão final, já que as qualidades funcionais e emocionais englobadas no valor da marca podem incentivar o desenvolvimento da relação, no que há uma maior ênfase sobre as qualidades emocionais e as interações entre as partes envolvidas. A relação entre o funcional e o emocional pode promover um valor de serviço agregado ao valor do relacionamento final com o cliente.
O sucesso das empresas, além de ser fonte de vantagem competitiva das empresas, pois através do marketing de relacionamento, de acordo com Swift (2001), consegue-se:
– Saber quem são os clientes e quem são os melhores clientes;
– Conhecer suas preferências e torná-los leais;
– Predizer o que eles podem ou não comprar no futuro;
– Reter os melhores clientes por muitos anos
Ou seja, o primeiro passo é entender quem é seu cliente e quais são as suas necessidades e desejos. Não há como dizer que todos são clientes da sua empresa. É necessário esse entendimento do seu negócio para que possa se comunicar da melhor forma com o seu cliente e assim manter um bom relacionamento com ele.
Data de criação: 27/04/2020