A prestação de serviços está presente de forma cada vez mais significativa na vida econômica e social das pessoas, a ênfase em qualidade torna-se de extrema importância em todos os setores, fazendo com que surja, assim, a necessidade das empresas desenvolverem um entendimento apurado sobre qualidade na prestação de serviços, buscando alcançar a satisfação dos clientes, porém, muitas vezes esquece-se de alimentar o cliente interno, o que faz com que empresas tenham baixo desempenho ou um alto turn-over, devido à falta de satisfação desse cliente, muitas vezes, esquecidos.
A comunicação assim como outro assunto, possui implicações no mundo corporativo, desde o pessoal da linha de frente até o CEO da empresa, porém, poucas empresas pensam estrategicamente a comunicação. E isso é um grande problema, pois acabam recebendo inúmeras reclamações por erros que poderiam não ter ocorridos, simplesmente por melhorar a comunicação.
Deve-se sempre utilizar de campanhas internas para reforçar a moral dos funcionários, pois atitudes e motivações vem há muito tempo sendo uma preocupação dos profissionais de administração e recursos humanos, sendo a comunicação interna vital para incentivar o funcionário, pois ao fornecer informações e saber ouvir, eles se envolverão com o trabalho, estarão conectados com a empresa e serão capazes de levar adiante as metas da organização.
Para que haja o comprometimento de toda equipe é preciso que o ambiente tenha um clima saudável de realização e produtividade, onde considera-se que a liderança deve ser a força motriz do endomarketing. Não é competência, mas o estilo de liderança, em geral, que é importante na determinação atitudes e comportamentos dos funcionários, por isso, há necessidade de um envolvimento direto nos processos de endomarketing. A estratégia essencial para mudar as atitudes em relação à qualidade é ganhar a aceitação para a ideia da necessidade de mudar e para isso acontecer é indispensável fornecer informações pertinentes, ensinar boas práticas e gerar interesse, ideias e conscientização por meio de excelentes processos de comunicação junto aos funcionários.
A comunicação interna deverá partir da alta administração para o pessoal de todos os níveis, explicando a necessidade e compreensão de todos os processos e aperfeiçoamento de seus desempenhos, onde o processo de comunicação deve ser passado com entusiasmo e comprometimento e deve incluir as seguintes diretrizes: necessidade de melhoramento; conceito de qualidade total; importância da compreensão dos processos da empresa; abordagem a ser feita; responsabilidades individuais e dos grupos dos processos; princípios de medição de controle. A política de comunicação da empresa deve restabelecer o clima de confiança entre a empresa e o funcionário, que devem saber o que a organização espera deles; e dizer quantas vezes for necessária.
O tema da comunicação nas obras dos principais mestres defendem um modelo de implementação de cima para baixo, também chamado de Top Down, e isso requer a comunicação organizacional que prioriza a comunicação dentro da empresa, afinal é necessária a transmissão de informação para repassar os objetivos e instruções. É necessário educação e treinamento para qualidade, visando sempre o comprometimento de todos os envolvidos, onde há a necessidade de uma boa comunicação dentro da empresa.
Pense nisso e comece a trabalhar melhor seu cliente interno, tendo em visto o foco na EXCELÊNCIA EMPRESARIAL.
Data de criação: 05/01/2018