Ao abrir sua empresa, provavelmente você sentiu a necessidade de contratar um serviço de marketing. Afinal, grandes empresas cresceram e se consolidaram no mercado por conta de ações de marketing. Porém, com o passar do tempo, você percebe que o retorno está abaixo do esperado, e começa a pensar na possibilidade da não eficácia dos investimentos feitos.
Toda empresa passa por isso. Felizmente, há maneiras de reverter resultados e possibilidades de repensar ações e campanhas, para que o resultado seja maior ou igual ao esperado.
Porém, antes de repensar os resultados, é necessário entender onde estão os erros. Na maioria das vezes, o erro que sua empresa está cometendo pode ser facilmente corrigido e, por consequência, os resultados obtidos serão melhores.
Por isso, separamos os maiores erros cometidos por empresas ao investirem em marketing digital.
Esperar resultados do dia para a noite
Muitas empresas acham que as ações de marketing irão mudar o faturamento da empresa rapidamente. Acabam criando altas expectativas em um curto espaço de tempo e, com isso, decepcionam-se com os resultados obtidos.
Seja paciente. Qualquer ação de marketing leva tempo para gerar resultados, mesmo quando são minuciosamente planejadas. Além disso, as ações não acertam logo de primeira. Por isso são feitos testes e mensuração de resultados para que sejam feitas otimizações e melhorias.
Ainda falando de imediatismo: não faça ações de marketing com pressa, sem um planejamento prévio. Ações imediatistas e impensadas acabam apenas desperdiçando esforço, tempo e dinheiro.
Ter redes sociais, mas não se relacionar
Muitas empresas prezam pela presença nas redes sociais, e isso é realmente muito importante. Porém, a maioria delas se esquece que estar presente nas redes sociais significa relacionamento.
Se sua empresa possui diversas redes sociais, mas não interage com os usuários, deixando-os sem resposta, é melhor repensar a forma de agir. Uma empresa realmente presente responde mensagens e interage com comentários, engajando o usuário e estimulando-o a manter um relacionamento.
Achar que conhece seu público-alvo
Muitas empresas baseiam seu conhecimento de público - alvo em “achismos” e, por isso, acabam direcionando a comunicação ao target errado.
Por isso, a pesquisa de público é um passo fundamental de um planejamento de marketing: afinal, todos os próximos passos se basearão nos gostos e interesses do seu público. Determine características como localização, sexo e faixa etária. Além disso, elabore a persona da sua marca, determinando hábitos, comportamentos, interesses, entre outros aspectos.
Uma campanha mal direcionada está fadada ao fracasso, e pode prejudicar o faturamento do seu negócio.
Não utilizar o e-mail na estratégia de marketing
Muitas empresas acham que o e-mail é uma forma ultrapassada de divulgar. Já outras acreditam tanto em sua força que enchem os usuários de spams, todos os dias.
Por isso, é importante saber dosar: o e-mail é uma estratégia muito importante no Inbound Marketing, mas deve ser usada com cautela. Planeje ações de e-mail marketing diferenciadas, e ofereça um conteúdo relevante. Relacione-se com seu cliente de maneira personalizada, e mostre que aquele conteúdo está sendo feito especialmente para ele.
Esquecer de mensurar os resultados
As métricas são a parte fundamental para otimização de resultados e retorno. Se você não sabe como sua campanha está indo, como saber o que melhorar?
Por isso, interprete os dados obtidos em um determinado espaço de tempo e observe com cautela o que pode ser melhorado. Só desta forma suas campanhas serão bem elaboradas e direcionadas.
Se você já cometeu ou está cometendo algum desses erros, fique tranquilo: são erros bem comuns para diversas empresas. A boa notícia e que podem ser corrigidos e revertidos em bons resultados.
FONTE: ecommercenews.com.br
Data de criação: 20/03/2019