Qualidade e Comunicação

Qualidade e Comunicação

Qualidade e Comunicação

A busca pela excelência na prestação de serviços e produtos busca garantir a satisfação do cliente e vem para agregar valor à marca, e isso deve-se estender para a satisfação dos funcionários, pois os fundamentos da qualidade estão voltados para dentro da organização, por isso a importância de uma política de valorização das pessoas.


A comunicação interna deverá partir da alta administração para o pessoal de todos os níveis, explicando a necessidade e compreensão de todos os processos e aperfeiçoamento de seus desempenhos.


Ainda segundo Oakland (1994) o processo de comunicação deve ser passado com entusiasmo e comprometimento e deve incluir as seguintes diretrizes: necessidade de melhoramento; conceito de qualidade total; importância da compreensão dos processos da empresa; abordagem a ser feita; responsabilidades individuais e dos grupos dos processos; princípios de medição de controle.


Para Ferreira (2004) a política de comunicação da empresa deve restabelecer o clima de confiança entre a empresa e o funcionário, que devem saber o que a organização espera deles; e dizer quantas vezes forem necessárias. Ainda segundo Ferreira, existem alguns fatores que definem a importância e o papel da comunicação dentro das organizações que desejam implantar o programa de qualidade são eles:


- O sucesso do programa de qualidade é diretamente proporcional à qualidade das decisões que forem tomadas na área de comunicação;
- A qualidade da informação que circula na empresa e indica o estágio de desenvolvimento do programa de qualidade;
- A empresa deve incluir comunicação nas decisões, pois, segundo ele na comunicação tem-se que:
1) O domínio do processo de comunicação é essencial ao sucesso dos programas de qualidade;
2) A falta de informação gera desinformação;
3) Persistência e paciência, são virtudes exigidas aos comunicadores no programa de qualidade;
4) Idéias valiosas merecem repetição;
5) Programa de qualidade é feito com a participação dos funcionários;
6) Quem diz, informa e quem repete educa.

Tratando do processo de comunicação nos programas de qualidade, Oakland (1994) refere-se que através de processos de comunicação excelentes pode-se ganhar a aceitação de mudança e propõe alguns métodos: sugestões, reuniões de departamento, treinamento vocacional e de integração, campanhas com cartazes, lembretes, competições, premiações, demonstrações e exposições, revistas e jornais, pesquisa de opinião ou atitudes.


O tema da comunicação nas obras dos principais mestres da qualidade total – Deming, Juran e Crosby (apud OAKLAND, 1994) são características como um modelo de implementação de cima para baixo, também chamado de Top Down, e isso requer a comunicação organizacional que prioriza a comunicação dentro da empresa, afinal é necessária a transmissão de informação para repassar os objetivos e instruções. Pois de acordo com Deming, Juran e Crosby (apud OAKLAND, 1994) é necessário educação e treinamento para qualidade, visando sempre o comprometimento de todos os envolvidos.

 

Data de criação: 30/08/2018