Em primeiro lugar o que é um Feedback? Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento. É quando é dado um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho com o intuito de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria do mesmo. Existem também os feedbacks positivos e negativos, o positivo é quando o colaborador ou equipe alcança os resultados esperados. Dar este feedback ao colaborador é muito importante para que ele saiba que está no caminho certo em suas atitudes e resultados, e o motiva a continuar engajado pela empresa, já o negativo é quando o colaborador ou equipe ficam abaixo do esperado, seja em suas atitudes ou resultados. É preciso ter muita sensibilidade para dar esse feedback ao colaborador, para não gerar conflitos e desgaste entre a equipe.
O feedback se torna indispensável para o bom funcionamento da empresa, bem como para seu crescimento saudável, com base em conquistas conjuntas, tanto dos líderes como dos funcionários. Todo feedback produz retornos e consequências. Desses resultados, podemos tirar a importância de sua aplicação. O retorno diz respeito aos reflexos do aprendizado que essa ferramenta proporciona à consciência do funcionário. Ele saberá exatamente quais pontos precisa mudar e quais precisam de melhorias. Já a consequência, está ligada à motivação do colaborador em desempenhar um bom trabalho a partir da crítica construtiva que recebeu, porque se sentirá reconhecido pelo que faz, isso os motiva a fazer o trabalho de maneira mais produtiva. Se o desenvolvedor recebe mais rapidamente o retorno sobre algo que está fazendo, ele vê os resultados mais rapidamente. O feedback é uma ferramenta que cria vínculo, gera resultados, melhora o convívio e proporciona crescimento.
Data de criação: 22/06/2018