Será que você utiliza corretamente o marketing na sua empresa?

Será que você  utiliza corretamente o marketing na sua empresa?

Que você não tem tempo para nada, não tira férias, trabalha o tempo todo, nós já sabemos.

Mas será que isso é um bom sinal? Ou será que está sobrecarregando e acaba não se dando conta que deve repensar a forma de administrar a sua empresa, delegando funções, colocando objetivos e metas e assim melhorando sua empresa frente ao mercado e consequentemente sua qualidade de vida.

O objetivo principal desse artigo é fazer você repensar no papel do marketing dentro da sua empresa, ou seja, será que utiliza de forma correta as ferramentas do marketing, ou acaba fazendo somente a propaganda, afinal, isso acontece com a maior parte das empresas.

Um planejamento pode ser considerado como um meio para melhorar a orientação para o mercado, pois fornece um foco e se for dirigido com aquisição de informações sobre clientes e concorrentes, produziria uma resposta coordenada para atender asa necessidades dos clientes, o que está relacionada ao desempenho dos negócios no que diz respeito a orientação para o mercado e planejamento de marketing, para melhor desempenho da empresa.

De forma especial o planejamento compreende passos, procurando atender a questões especificas, sendo elas:

- Identificar a missão e objetivos da organização;

- Avaliar o desempenho atual x a missão e as objetivos;

- Criar planos para alcançar os objetivos

- Implantar planos

- Avaliar resultados e renovar o processo de planejamento.

Para que o planejamento ocorra de forma a garantir o sucesso organizacional, a formulação da estratégia deve envolver uma análise da situação atual, selecionar as estratégias adequadas, e coloca-las em práticas, seguindo um controle para que sejam realizadas as devidas adequações.

Ainda dentro do planejamento de marketing há que se analisar também a SWOT, ferramenta de marketing que vem das iniciais das palavras inglesas Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), pois estes são justamente os pontos a serem analisados.

Ameaças e oportunidades - Uma das partes da análise SWOT é o estudo do ambiente externo a organização, em busca de ameaças e oportunidades.

Forças e fraquezas - A outra parte da análise SWOT trata dos pontos fortes e fracos da organização, ou seja, de seu ambiente interno.

 

Data de criação: 12/06/2018