A importância do logotipo para o seu negócio

A importância do logotipo para o seu negócio

Mais ou menos, metades das empresas costumam falhar em seu primeiro ano no mercado. Comumente citada por especialistas de marketing, uma destas falhas é a falta de profissionalismo na divulgação da marca. Como o fluxo de caixa inicial geralmente é pouco, muitas as pequenas empresas adiam a criação de um logotipo e materiais de marketing profissional. Porém ignoram a possibilidade que, alguns possíveis clientes farão o primeiro contato  através de um cartão de visita por exemplo. Imaginem entregar a esse possível futuro cliente, um cartão de vista, sem logomarca, sem identidade, sem nada que realmente reflita sua marca? É o mesmo que rasgar um pedacinho de papel e anotar o número do telefone.

 Entenda por que não é uma boa idéia deixar de fazer um logotipo e conteúdos de marketing com um profissional:

  • Sua empresa parecerá instável: Se você começa uma empresa com uma determinada criação de marca e muda alguns meses mais tarde para um novo logotipo totalmente diferente e, em seguida, talvez um ano depois venha fazê-lo mais uma vez criará confusão para os clientes. Sempre se perguntaram: – É o mesmo negócio? – Será que a loja mudou de dono?
  • Seu negócio parecerá amador: Usando materiais que não são projetados profissionalmente faz com que seu negócio e a visão profissional dele,  indique que você não pode executar ou cumprir as normas exigidas ou que não investe em seu próprio negócio, causando desconfiança.
  • Credibilidade: Se não for profissional “look and feel”, pode  parecer que seu negócio não importa para você. Os clientes terão a impressão de que você não se importa com a maneira como seu negócio se apresenta, o que indica que não há preocupação com a qualidade do seu trabalho ou a maneira como este se reflete sobre seus negócios.
  • Identidade Visual: materiais de marketing descoordenados podem transmitir uma mensagem confusa sobre o seu negócio. Se você tiver um cartão com um layout  e um site com  outro, pode causar uma crise de identidade para uma pequena empresa. Muitos projetos diferentes podem levar potenciais clientes a pensar que eles estão olhando para duas empresas diferentes. É melhor juntar tudo desde o início. Criar uma única identidade e trabalhar a fixação de marca, mantendo essa identidade em todos os materiais de marketing e comunicação da emrpesa.

Não investir em um logo pode resultar na diminuição do volume de negócios da sua empresa. Grandes corporações possuem uma marca que muitas vezes vale mais que seu patrimônio. A marca Coca-Cola, por exemplo, em 2007, valia US$ 65.234 bilhões.  O logo serve para realizar a tradução de conceitos tão subjetivos, em algo visualmente concreto e de facil entendimento, tudo é cuidados amente pensado. A combinação das cores, a escolha da fonte, a espessura dos traços, a criação de um ícone.

Cada detalhe tem um significado implícito. A combinação de todos esses elementos exige sensibilidade e bom gosto estético do designer, já que o resultado esperado de tudo isso é um logotipo bonito, atraente e, sobretudo, eficiente.

Data de criação: 03/07/2017