Endomarketing

Endomarketing

 

Endomarketing, ou marketing interno, são ações e estratégias de marketing voltadas para o público interno de uma empresa. Essas ações, como, uma boa comunicação interna, incentivos, eventos e até a decoração da empresa, ajudam a engajar os funcionários, melhorando o clima organizacional e a interação com a empresa.

 

Enquanto o marketing “tradicional” se preocupa em buscar e atrair clientes externos, o endomarketing foca em todos que participam do negócio. Muitas empresas focam apenas em seus clientes externos e esquecem que os seus funcionários são responsáveis pela qualidade do produto/serviço externo, resultando na satisfação e na retenção de clientes. Com isso, todos os objetivos de marketing traçados pela empresa só podem ser aplicados pelos funcionários e colaboradores da organização, se o endomarketing fizer o seu trabalho, isto é, para que a empresa possa levar aos seus clientes os serviços e produtos que deseja, é necessário que todos na empresa estejam familiarizados com esses objetivos e como serão alcançados.

 

Portanto o endomarketing tem muitas vantagens para a empresa, como, motivar os seus colaboradores, faz com que eles trabalhem mais motivados e elogiem a empresa, reforçam seus atributos e divulguem com paixão seus produtos/serviços, nada melhor do que um funcionário que fale entusiasmado e motivado com os clientes. Se você dá atenção para o funcionário, ele dará atenção para a empresa. Com isso a produtividade dentro da empresa melhora também, pois quando você está satisfeito com o seu trabalho é mais fácil ser proativo, buscar entregar algo de melhor qualidade e ir atrás de bons resultados, com as ações de incentivos, como por exemplo, funcionário do mês, faz com que colaboradores caminhem na mesma direção, tornando-se assim mais produtivos. Através dessas ações é possível também ouvir os funcionários e mostrar que a empresa está aberta a ouvir sugestões, assim funcionários motivados, alinhados com os objetivos e visões da empresa, também serão funcionários mais engajados, podendo dar ótimas ideias e sugestões. Tudo isso resulta em uma empresa com um bom clima organizacional, com um ambiente descontraído, saudável, inspirador e motivador.

 

Um dos grandes diferenciais da sua empresa, pode ser em endomarketing ou marketing interno, pois assim a melhora acontece de dentro para fora, ou seja, engajando os colaboradores, há uma melhora de desempenho e produtividade interna, passando para os clientes externos a qualidade dos seus produtos e serviços.

 

Pensando nisso, a Interativa, elaborou o Projeto “Sou100%cliente”, com foco em trabalhar o cliente interno e consequentemente atingir o cliente externo.

Entre em contato e saiba mais!

Tel.: (12) 31327780

palestras@interativamarketing.com.br

 

 

Data de criação: 11/04/2018